14 dezembro, 2011

Tudo o que é Sólido Pode Derreter (2009)

Com uma imaginação fértil, Thereza mistura sua realidade com a dos livros que lê.

      Essa é uma das minhas séries favoritas e por isso não me canso de divulgá-la! Além de ser brasileira, fato do qual me orgulho, ela fala sobre outro divertimento meu além da música e do cinema: os livros. Como eles podem te ajudar a conviver com as outras pessoas e principalmente onde eles podem te levar, é o foco dessa série juvenil produzida pela Ioiô Filmes e Tv Cultura - uma emissora televisiva com conteúdo de verdade.
     No enredo, Thereza (Mayara Constantino) é uma estudante do ensino médio que adora as aulas de literatura, e, consequentemente, adora os livros. A cada nova leitura, a personagem envolve-se com a estória ao ponto de sua realidade ser misturada com o que se passa no livro. Com doses de humor e drama, o cotidiano de Thereza nos é apresentado por sua forma de ver a vida.
      A cada episódio, vemos como a personagem principal lida com diversas situações do dia-a-dia. Sendo levada à viagens que beiram o ficcional e o real, Thereza encara sua fase quase adulta buscando respostas nas obras literárias, como também acompanhada por seu tio Augusto.
    Embora seja uma série com temática adolescente e que não contém cenas fortes ou enigmas que te façam quebrar a cabeça, "Tudo o que é Sólido Pode Derreter" chama atenção e agrada por diversos fatores. Cada episódio, 13 no total, é intitulado com o nome de importantes livros e poemas da nossa literatura brasileira. Passeamos por "O Auto da Barca do Inferno", "Os Sermões", "Os Lusíadas", "Canção do Exílio", "Senhora", "Macário", "Dom Casmurro", "Ismália", "Quadrilha", "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres", "Quem Casa quer Casa", "O Guardador de Rebanhos" e "Macunaíma" como quem passea por uma praça e conhece novas pessoas. Outro fator interessante é a trilha sonora, composta por nomes como Pato Fu e Tiê, deixando mais o seriado com cara de Brasil.
    A série é baseada em um curta-metragem de mesmo nome dirigido por Rafael Gomes, no qual a personagem principal tem de estudar a peça Hamlet, de Skakespeare, justamente numa fase em que sua vida está em crise.
     Não é preciso comentar que quem gosta de ler vai se deliciar com este seriado que, inclusive, virou livro recentemente.


- Abertura:

Ficha Técnica:
Direção: Esmir Filho e Rafael Gomes
Roteiro: Esmir Filho e Rafael Gomes
País: Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário