09 dezembro, 2011

Poesia (2010)

  Filme sul-coreano doloroso e delicado, como poesia.

      
      Sorridente e extremamente cativante, Mija é uma senhora de 66 anos de idade que cuida do neto e vive uma vida regada às simplicidades. Trabalha como doméstica para um senhor com dificuldades motoras e se delicia nas aulas de poesia. A rotina de Mija se quebra quando ela descobre que seu neto esteve envolvido no estupro coletivo de uma colega de escola - fato que ocasionou o suicídio da vítima.

      Quando decidi assistir ao filme sul-coreano, fui com a ideia de que seria um dramalhão de deixar os olhos inchados de tantos sentimentos fortes. Mas não foi bem assim. "Poesia" apresenta sim sentimentos fortíssimos, mas da perspectiva de Mija, que embora seja delicada e de valores éticos bem diferentes da juventude de seu neto, é uma  mulher forte e decidida.
      A trama se desenrola na resolução do "problema" com o neto - que ora parece indiferente à avó, ora parece envergonhado pelo estupro- e a difícil tarefa de escrever um poema até o fim de suas aulas. Mija também descobre que sofre de Alzheimer, o que explica seus frequentes esquecimentos de palavras do cotidiano. Mesmo passando por tudo isso, a senhora não revela a filha suas necessidades e preocupações - com quem fala por ligações telefônicas.
     Por onde passa, Mija vê e sente poesia, e leva sempre consigo um caderninho de anotações para o caso de vir a tão espera "inspiração poética". Mas com o passar do tempo, seu mundo vai ficando cada vez mais complicado e ela, cada vez mais tentando fazer poesia.
     Com um ótimo roteiro premiado no Festival de Cannes em 2010 e com a belíssima atuação de Jeong-hie Yun (Mija), "Poesia" se torna um filme sensível, que não contém cenas explicitamente fortes, mas consegue nos carregar ao conflito de Mija, que é ao mesmo tempo doloroso e delicado, como poesia.

- Trailer:
  (optei por postar um vídeo legendado em português, uma pena a imagem não estar tão boa).




Ficha Técnica:

Título Original: "Shi"

Direção: Lee Chang-dong
Roteiro: Lee Chang-dong
País: Coréia do Sul

- Comentário extra: a personagem Mija é fofa ao ponto de querermos entrar na tela para abraçá-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário